Os Discos Essenciais do Funeral Doom Metal

SHARE

O Funeral Doom é uma das várias vertentes do Doom Metal, e traz na essência, longas e densas melodias onde os riffs costumam ser pesados e desacelerados, assim como a bateria, em ritmo lento, semelhante às Marchas Fúnebres, de onde o nome do subgênero foi retirado. Vocais guturais normalmente fazem parte das obras, que transmitem sempre um peso imenso de agonia, desespero e toda a sorte de sentimentos obscuros e negativos, sendo um dos tipos de música mais soturno que eu conheço.

O gênero foi expresso pela primeira vez no início dos anos 90, sob os pesados vocais de Niko Skorpio, da banda Finlandesa Thergothon, em Stream from the Heavens; Matti Tilaeus, da também Finlandesa Skepticism, em stormcrowfleet e Einar Andre Fredriksen, da Norueguesa Funeral, em Tragedies, e estes são os três magníficos, essenciais e pioneiros registros que desbravaram a música de forma que hoje o Brasil é celeiro de grandes bandas como HellLight, Lachrimatory, entre tantas outras.

Stormcrowfleet, by Skepticism-minSkepticism – Stormcrowfleet – 1995

Além de ser um dos primeiros e mais importantes registros do Doom Metal, este também é o primeiro full álbum do Skepticism, lançado em 1995. O registro rende críticas impressionantes ainda hoje. A banda permanece em atividade, tendo lançado o disco Ordeal em setembro de 2015, porém, Stormcrowfleet foi gravado no livro dos melhores álbuns de todos os tempos.

Faixas do álbum:
1. Sign of a Storm – 10:10
2. Pouring – 08:45
3. By Silent Wings – 07:03
4. The Rising of the Flames – 11:28
5. The Gallant Crow – 07:36
6. The Everdarkgreen – 12:15

Line up do álbum

Matti Tilaeus: Vocal
Jani Kekarainen: Guitarra
Eero Pöyry: Teclado
Lasse Pelkonen: Bateria

Ouça em: https://www.youtube.com/watch?v=lw11sJCwGqI

thergothon - Stream from the Heavens-minThergothon – Stream from the Heavens – 1994

Stream from the Heavens é dentre os três registros, o mais antigo. O Debut álbum do Thergothon, lançado em 1994 é por definição, o primeiro álbum completo composto sob os elementos do Funeral Doom, porém, em 1991, a banda já lançara sua primeira Demo, Fhtagn-nagh Yog-Sothoth,que seria portanto, o Primeiro registo de Funeral Doom Metal.

Infelizmente a banda não gravou outros registros, porém, Stream from the Heavens desafia o tempo, apresentando-se como uma das maiores, se não a maior autoridade em Doom Metal.

Faixas do álbum:
1. Everlasting – 06:07
2. Yet the Watchers Guard – 08:56
3. The Unknown Kadath in the Cold Waste – 03:49
4. Elemental – 09:18
5. Who Rides the Astral Wings – 07:56
6. Crying Blood / Crimson Snow – 04:42

Line Up do Álbum:

Niko Skorpio – Vocal
Mikko Ruotsalainen – Guitarra
Jori Sjöroos – Bateria

Ouça em: https://www.youtube.com/watch?v=sHeRrnn-Dbs

Funeral - Tragedies-minFuneral – Tragedies – 1995

Tragedies é o registro que fecha essa tríade de gigantes do Funeral Doom. O primeiro álbum da banda norueguesa Funeral foi lançado entre 94 e 95, porém, a banda já fazia Funeral Doom desde 1993, quando lançaram a Demo Tristesse. Estes primeiros registros da banda se diferenciam dos demais em dois aspectos:

  • Devido, provavelmente, às suas raízes na cultura nórdica, as músicas, sobretudo do álbum Tragedies, possuem uma forte influência de músicas renascentistas.
  • O vocal lírico de Toril Snyen, rompe com a brutalidade do Gutural e leva ainda mais beleza e melancolia às músicas.

Tragedies foi também minha primeira experiência com o Funeral Doom, há mais de 10 anos, e permanece pra mim, e para a maioria dos admiradores do gênero, como um dos melhores álbuns de Funeral Doom Metal de todos os Tempos.

A banda Funeral continua em atividade, e seu último registro foi Oratorium, lançado em 2012, porém a banda hoje executa uma sonoridade mais relacionada com o Gothic Doom Metal.

Faixas do Álbum:
1. Taarene – 12:25
2. Under Ebony Shades – 13:32
3. Demise – 08:43
4. When Nightfall Clasps – 14:20
5. Moment in Black – 09:39

Line up do Álbum

Toril Snyen – Vocal
Einar Andre Fredriksen (R.I.P. 2003) – Baixo, Vocal
Anders Eek – Bateria
Thomas Angell – Guitarra
Christian Loos (R.I.P. 2006) – Guitarra

Ouça em: https://www.youtube.com/watch?v=4e4UxxVfKrs

Para os interessados conhecer um pouco mais, um dos fundadores do Funeral, Anders Eek, é fundador da banda Fallen, que segue uma linha semelhante ao álbum Tragedies, e lançou uma coletânea em 2015.

Hoje, encontramos diversas bandas explorando o legado que esses três gigantes deixaram para o Doom Metal, quando apresentar essa sonoridade era muito mais difícil do que atualmente, e sem dúvidas, Skepticism, Thergothon e Funeral são dignas de toda admiração e respeito.